2 de fevereiro de 2021

Knabenchor der Chorakademie Dortmund, Coral de Meninos Cantores da Academia de Dortmund, Alemanha

O Coro de Meninos da Academia Dortmund (Knabenchor Kademie Dortmund) foi fundado em 2002. O coro principal tem 40 cantores, com idades entre nove e quatorze anos.

A Academia Dortmund é hoje a maior escola de canto lírico da Europa. Dividida pelas áreas infantil e juvenil, 1.000 cantores de distintos 30 corais cantam na Academia Dortmund. O objetivo da escola é promover o canto coral e formar solistas, com alto nível, nos limites do profissionalismo, com clima de muita diversão e alegria.

Na seleção das vozes, os meninos passam por coros preliminares, onde aprendem suas primeiras técnicas de canto, de maneira lúdica. Além dos ensaios corais, as crianças têm aulas semanais, personalizadas para cada individuo, onde são treinados para que a voz atinja sua personalidade própria, com muito brilho, volume e expressão. O diretor e regente é Jost Salm, que forma o coral masculino de meninos e adolescentes desde 2006. Os alunos não vivem em regime de internato, mas em casa, e frequentam escolas de ensino público e privado na região de Harkortshof, Dortmund, Alemanha. Hoje, o conceito dos melhores coros do mundo a respeito do Coro de Meninos da Academia de Dortmund, se consolidou como um dos melhores coros de meninos da Europa, graças a direção de Jost Salm.

Os meninos participam de inúmeras produções teatrais e concertos, em grupos corais, trios, duetos ou solistas, com acompanhamentos de instrumentos de câmara e orquestras. Alguns dos teatros de renome que atuaram, são: De Nederlandse Opera Amsterdam, Deutsche Oper Berlin, Hamburg State Opera, Wiesbaden State Theatre, Cologne Opera, Theatre Kiel, e valem especialmente destacar a atuação em conjunto com a Philharmonie Essen, Filarmônica de Duisburg, Orquestra Sinfônica da Rádio da Bavária e com a Orchester Philharmonique de Monte Carlo.

No extenso repertório de composições seculares e sacras, estão incluídas famosas óperas como a Carmen de Tosca, e outras similares, sem faltar músicas patrióticas, os meninos cantaram na abertura da Copa do Mundo de Hóquei, Alemanha, em 2006, diversos hinos nacionais.

A data mais significativa para o coral e para as plateias, é sem dúvida o Natal, em que apresentam com maior ufania e devoção as cantatas natalinas e, em especial, o Oratório de Natal de J. S. Bach, luzindo sempre mais a história da Academia e da nação, com muito conforto espiritual as diversificadas plateias, nas igrejas, praças públicas e emissoras televisivas, despertando em todos o autêntico sentido do Natal. 

A especialidade principal da escola de canto está em formar os alunos em árias líricas para vozes solistas de soprano e contralto, para os meninos cantores.

Em 2010, o coro viajou pelos Estados Unidos da América pela primeira vez e cantou em Boston; nos EUA, aproveitou a ocasião para a produção do CD da Cantata de Kinderkreuzzug de Ralf Gawlick, baseada em na dança de Bertolt Brecht.

Em 2011, meninos solistas cantaram na Ópera de Karlheinz Stockhausen e no Teatro Real de Madrid. No verão de 2014, solistas fizeram a abertura do Festival de Ópera na Ópera de Aix, en Provence, apresentando a peça dos Três Meninos na “A Flauta Mágica”, de Mozart. Em outubro de 2015, um bravo solista representou a Academia com "bella voce" na "Phantom of the Opera", em Hamburgo [3].

Em 2017, outro menino solou na abertura de concertos da Hamburg Elbphilharmonie, sob a direção de Kent Nagano [4]. Neste mesmo ano, os meninos da Academia de Dortmund cantou em conjunto o coro da rádio WDR e a Orquestra Elbphilharmonie da NDR, sob a regência de Thomas Hengelbrocka, a composição "Jeanne d'Arc" de Arthur Honegger. [5]

Na véspera de Natal de 2017, o coro apresentou a cantata natalina no programa televisivo "Natal com o Presidente da República Federativa da Alemanha", que é transmitido anualmente pela ZDF, ao vivo, em rede nacional, e reproduzida no dia 25 de dezembro. A cobertura televisiva da cantata natalina foi na maravilhosa basílica medieval Marienbasilika Kevelaer (Basílica de Santa Maria), situada na cidade de Kevelaer, Alemanha, esplendorosamente decorada. [6]

Knabenchor der Chorakademie Dortmund
na Basilika St. Marien | St. Mary's Basilica in Kevelaer
Lost for decades Basilika St. Marien | St. Mary's Basilica in Kevelaer
Basilika St. Marien | St. Mary's Basilica in Kevelaer

Prêmios

Em 2016 o coral masculino recebeu o reconhecido prêmio cultural “Bajazzo”.  [7] Por Paulo Eduardo Roque Cardoso

Discografia 

  • 2008: "Rejoice earth and starry tent", CD com canções e textos de Natal
  • 2009: JSBach “Oratório de Natal”, CD com cantatas 1–3 do Oratório de Natal com meninos solistas e instrumentos históricos
  • 2010: Ralf Gawlick “Children's Crusade”, Musica Omnia, CD
  • 2011: Antonio Vivaldi “Gloria”, CD
  • 2012: Ralf Gawlick “Children's Crusade”, CD
  • 2016: Giovanni Battista Pergolesi “Stabat Mater”, Rondeau Production, CD

Diretor do coro 

  • 2002-2004 Zeljo Davutovic
  • 2004–2006 Helmut Steger
  • Desde 2006 Jost Salm

Literatura

  • John Erlicher: Coro de meninos da Dortmund Academy. In: American Record Guide , julho / agosto de 2010

Site do Coro:

Um comentário: