24 de maio de 2022

Meninos Cantores de Novo Hamburgo

Fundado em 2005, o Coro dos “Meninos Cantores de Novo Hamburgo”  é um grupo formado por meninos e meninas entre 7 e 16 anos, que compõe os naipes de sopranos e contraltos, além de homens e rapazes que compões os tenores e baixos. Trabalha os mais diversos tipos de música coral, desde Música Folclórica brasileira, gauchesca e MPB até a Música Sacra e erudita dos períodos renascentista, barroco, clássico e romântico. É o único coro  do estado do Rio Grande do Sul, pertencente a Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil,  representando, assim, nosso estado em congressos e apresentações nacionais e internacionais.

Desde março de 2018 ,  os ensaios passaram a ser realizados na Sociedade Aliança em Novo Hamburgo, desvinculando assim o coro da Catedral São Luiz Gonzaga, sendo conhecido como “Meninos Cantores da Catedral São Luiz” onde permaneceu desde sua fundação em 2005. Desta forma, passou a se chamar  “Meninos Cantores de Novo Hamburgo” .

O Coro é organizado e mantido pela Associação Cultural Art’Encantos, entidade sem fins lucrativos que se dedica ao ensino de música para crianças e adolescentes  sem restrições de  condições sociais.

As crianças aprendem técnica vocal e de canto, teoria musical, além de aulas de violão, teclado e flauta doce.

O trabalho é dividido em 3 núcleos:

  • coro mirim, composto por crianças iniciantes no grupo entre 7 e 9 anos, onde aprendem técnica vocal e de canto e iniciação a teoria musical ao longo de 1 a 2 anos;
  • o coro Infanto-Juvenil , que é o grupo principal que recebe os jovens que finalizaram a preparação no grupo mirim, e que desenvolvem repertório de canto em todos os níveis e gêneros musicais, cantando inclusive com renomadas orquestras no Estado e fora dele. O grupo já apresentou-se no Teatro Municipal de Itajaí, em Chapecó e Xaxim em Santa Catarina, Campo Largo e Curitiba no Paraná, Petrópolis no Rio de Janeiro, Sete Lagoas e Belo Horizonte em Minas Gerais. Realizou concertos natalinos em Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canela, Gramado e dezenas de outras cidades do interior do estado. Já apresentou-se no “Natal dos Anjos” de Dois Irmãos e nas inaugurações das decorações de Natal do Shopping Iguatemi Porto Alegre e do Sinos Shopping de Novo Hamburgo. Participou ainda por 3 anos das apresentações do Show do Lago “Nativitaten” da programação do Natal-Luz de Gramado. Apresentou-se também por 4 anos consecutivos na Usina da Natal promovido pela RBS na Usina do Gasômetro.
  • Instrumentos Musicais, no qual alunos dos 2 grupos corais tem a opção de estudar algum instrumento como violão, teclado e flauta doce, de forma complementar aos trabalhos de canto.

A Direção Artística e a Regência do coro principal estão a cargo do Maestro Djeison Borges , a regência e preparação do coro mirim são de responsabilidade da professora Damiana Zago, as aulas de instrumento sob a condução dos professores Isaias Costa ,  Gabriel Costa e Luka Mendes.

A presidência da Associação e coordenação dos grupos está sob a responsabilidade do casal Fernanda e Isaias Costa.

FONTE: http://puericantores.com.br/coros-federados/meninos-cantores-de-novo-hamburgo/

tags: Meninos_Cantores; Niños_Cantores; Knabenchör; Sangerknaben, Pueri_Cantores; Boys_Choir; Federación_Pueri_Cantores; Congresso_Pueri_Cantores

Nenhum comentário:

Postar um comentário